Cultura

C

Cite Person
“Entre 1748 e 1756 vieram cerca de 6 mil açorianos. Provenientes da Ilha da Madeira e do Arquipélago dos Açores. “

- Cultura Açoriana

A antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramóias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas.

A gastronomia da cidade também foi muito influenciada pelos Açores: pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos enriquecem a culinária da ilha e do continente. Nas danças e folguedos, os exemplos mais vivos dessa tradição estão presentes na dança de pau de fita e no folguedo do boi mamão.

Na arquitetura também se vê traços desse povo, no casario colonial e nas igrejas seculares que remete à religiosidade que acompanhou o povo açoriano, por isso as festas religiosas continuam sendo um dos valores mais expressivos de sua cultura. Dentre estas festas vale ressaltar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis.

A literatura se enriqueceu com as quadrinhas, o pão-por-Deus, os provérbios, as cantigas e lendas. Não podemos esquecer também do modo de falar do “manezinho”, que se caracteriza por um som cantado e por uma alta velocidade de flexão de voz..

Os imigrantes açorianos incutiram na cultura brasileira, mais particularmente em Florianópolis, sua cultura rica e variada, e através dos séculos, continua dando bons frutos, influenciando fortemente o cenário cultural da região.

O FOLCLORE

Team Member

Boi de Mamão

Cultura Açoriana

O Boi-de-Mamão é um folguedo que envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como “Bumba Meu Boi” ou “Boi Bumbá”, em Paraty (Rio de Janeiro) como “Boi Pintadinho”. Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de “Boi-de-Mamão”.

Team Member

Terno de Reis

Cultura Açoriana

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural. O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Team Member

Dança do pau de fita

Cultura Açoriana

A Dança do Pau-de-Fita, no folclore catarinense, é apresentada por vários grupos, cuja formação étnica é responsável pela diversificação da nossa cultura popular. De origem portuguesa, encontramo-la associada à Dança dos Arcos de Flores e a Jardineira. De origem alemã e hispânica, nos grupos folclóricos teutos e nas danças típicas dos campos.

Team Member

Pesca artesanal da tainha

Cultura Açoriana

A pesca ocorre entre os meses de maio e julho, época em que as tainhas migram do extremo sul do continente para a costa do Paraná e de Santa Catarina. Olheiros identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia. As baleeiras (barco da foto) fazem o cerco aos peixes e as redes são puxadas da praia pelos pescadores ou quem mais queira ajudar. O procedimento é conhecido por pesca de arrasto, ou “arrastão”.

Go Top